quinta-feira, 27 de outubro de 2011

DICAS DE TURISMO & COMO CHEGAR

 ESTRADA PARA MATEIROS-TO
 MATEIROS DO ALTO
  MATEIROS DO ALTO
 MATEIROS DO ALTO

MATEIROS

O nome da cidade se deve à grande quantidade de veados mateiros encontrados na região. O município é referência na produção do artesanato do capim dourado, cujo núcleo está localizado na comunidade Mumbuca, composta por descendentes de quilombolas.

Mateiros concentra a maior parte dos atrativos consagrados do Jalapão. As estradas não são pavimentadas e no período de chuvas intensas ou no período mais crítico da seca recomenda-se veículos traçados 4x4. É possível chegar em veiculos de passeios  como Uno, Gol, por exemplo, porém tome o cuidado de se informar sobre as condições das estradas.

Como chegar:

Pela TO-255, partindo de Ponte Alta do Tocantins a Mateiros. Outra opção é pela TO-030, de Palmas a São Félix do Tocantins conectando-se então com a TO-110, distante 341 km de Palmas.







OS ATRATIVOS

Cachoeira da Velha




A mais famosa cachoeira do Jalapão fica no Rio Novo, com aproximadamente 20 metros de queda, que produz um barulho estrondoso. A cachoeira impressiona pelo volume de água e pelo formato em ferradura dupla, que se estende por toda a largura do rio, com aproximadamente 100 metros de uma margem à outra.

Acesso:

Pela TO-255, recomenda-se carro com tração 4 x 4. Período de visitação entre os meses de maio a outubro.
Distância da sede municipal: 152 km.

Prainha da Cachoeira da Velha
Ela é cercada por uma mata e encanta pela simplicidade. Acesso à praia se dá por uma extensa passarela que culmina numa escadaria de madeira e pilares de concreto. No aperto, use os  sanitários.



Cachoeira do Formiga


Suas águas são cristalinas em tons de azul e verde esmeralda, fundo de areia branca. Lindo! Sua queda pequena e forte esculpiu pedras perfeitas para uma relaxante sessão de hidromassagem.

Acesso:

Pela TO-110, recomenda-se carro com tração 4 x 4.
Distância da sede municipal: 31,5 km.


Camping do Vicente
Localizado próximo à Cachoeira do Formiga, é um ótimo local para camping. As águas do rio Formiga formam pequenos poços perfeitos para banho, com águas de temperatura mais elevada que os demais rios da região.

Acesso:

Pela TO-110.

Distância da sede municipal: 30 km.


Dunas


Quem passeia pelas Dunas vivencia sensações únicas diante da dimensão e beleza do lugar. Localizada ao pé da Serra do Espírito Santo, as dunas chegam a 40 metros de altura e são cercadas por lagoas cristalinas e refrescantes, como verdadeiros oásis em meio ao deserto.

O cenário inóspito, a dimensão das dunas de areias e as lagoas dão o clima exótico à região.

Acesso:

Pela TO-255. É necessário carro com tração nas quatro rodas para o trecho final.

Distância da sede municipal: média de 58 km.



Fervedouro

O Fervedouro reserva aos visitantes uma das experiências mais incríveis no Jalapão. Cercada por bananeiras, uma nascente de águas cristalinas forma um poço com aproximadamente 6 metros de diâmetro.

A força da água que emerge permite que as pessoas flutuem no poço. Mesmo que queiram elas não conseguem afundar. A temperatura morna e o efeito borbulhante do fenômeno dão a sensação de se estar em uma piscina de hidromassagem natural.

Acesso:

Difícil acesso, pela TO-110. Recomenda-se veículo com tração 4 x 4.
Distância da sede municipal: 22,5 km.



Serra do Espírito Santo


Cartão postal da região, é uma elevação imponente que, através do processo de erosão (chuvas e ventos), dá origem às dunas que ficam aos seus pés.

A caminhada de 1 hora pela Serra leva o turista ao mirante, de onde se tem uma vista privilegiada de toda a região.

O topo da Serra é um grande plano, dando-lhe a forma de uma chapada e lembrando uma grande mesa elevada. É o local ideal para apreciar as paisagens e horizontes do Jalapão.



Turismo Cultural

Mumbuca

Mais uma vez, o Jalapão surpreende: neste minúsculo vilarejo, uma comunidade singela produz um dos artesanatos mais belos do Brasil: a arte do capim dourado. Os moradores daqui são descendentes de escravos que, por volta de 1900, saíram da Bahia em busca de novas terras.

As artesãs trabalham a matéria-prima que dá vida a chapéus, caixas, bolsas, fruteiras e finas bijouterias. As técnicas são passadas de geração a geração e encantam visitantes de todo o mundo. Brincos, pulseiras e outros adornos parecem feitos de ouro, tamanho o brilho e a intensidade da cor que emana das fibras do capim.



Festa da Colheita do Capim Dourado no Mumbuca

Acontece no mês de setembro com música da terra, teatro, palestras, exposições. É muito legal, vale conferir!

Acesso:
Distância de Mateiros: 26 km, pela TO-110.

SOBRE A REGIÃO DO JALAPÃO E O PARQUE ESTADUAL DO JALAPÃO (PEJ) SAIBA QUE...
A região do Jalapão é considerada um dos remanescentes de Cerrado mais bem conservados do país!

Embora a olho nu não pareça, o Cerrado é a maior e mais rica savana do planeta  em espécies e possivelmente a mais ameaçada do mundo, apresentando somente cerca de 2,5% de sua superfície em unidades de conservação de proteção integral.

Alguns avanços ocorreram nos últimos anos para preservar espécies animais e vegetais através de pesquisas científicas como é o caso do pato mergulhão, e incluindo a participação da comunidade local, como por exemplo o manejo do buriti e do capim dourado, que constitui a principal fonte de renda na região.
O Parque Estadual do Jalapão (PEJ) é uma das áreas mais significativas do Cerrado protegido em Unidade de Conservação. Tem grande importância biológica com uma diversidade de espécies raras endêmicas ameaçadas de extinção, como é o exemplo da arara-azul, lobo- guará, a onça-pintada, tamanduá- bandeira e o pato-mergulhão.
Se no seu passeio um lobo-guará, por exemplo, for visto, comemore, pois será um presente poder avistá-lo!
Sobre o PEJ
Área: aprox. 159.000 ha
Bioma: Cerrado.
Criação: 12/01/2001, lei Estadual 1.203/2001.
Altitude: 400 a 790m.
Estação seca: de maio a setembro.
Estação chuvosa: de outubro a abril.
Localização: Região do Jalapão, município de Mateiros, leste do Estado do Tocantins, próximo à divisa com os Estados do Maranhão, Piauí e Bahia.
O PEJ estabelece uma conexão entre duas das maiores Unidades de conservação e proteção integral do Cerrado: Serra Geral do Tocantins (ESEC) e Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba (PARNA). As áreas de proteção ambiental do Jalapão (APA’s) e Serra da Tabatinga completam o corredor ecológico Jalapão-Serra das Mangabeiras, que juntas protejem e conservam aproximadamente 2.000.000 hectares do bioma Cerrado.

                                               Fontes: Prefeitura Municipal de Mateiros-TO
                                                                                                                                                         Plano de Manejo do Parque Estadual do Jalapão
                                                                                                                                             Fotos: Contribuição do PEJ

Um comentário:

  1. Di, adorei a simplicidade, o capricho, a limpeza e o bom gosto de acordo com a regão.Mas a minha preocupação é se tem o q se comer. Vc. sabe q a tropa aqui é da pesada. Mas que sabe em breve pousamos por aí!!!!!Bjs.
    Marcia, Hernani, Maíra, Marina.
    Saudades docês!!!!!

    ResponderExcluir